terça-feira, 23 de julho de 2013

VLT Luziânia-Brasília Sairá do Papel

Os moradores das cidades do Entorno agora têm o que comemorar. Finalmente, depois de boatos, foi publicado o edital de concorrência para elaboração de estudo de viabilidade técnica e econômica para implantar o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) entre Luziânia e Brasília.
As cidades de Cidade Ocidental e Valparaíso, mais próximas a Brasília, serão as grandes beneficiadas com o VLT, uma vez que grande parte de seus moradores trabalham no centro da capital.
A Prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento, comemorou: “Todos o moradores das cidades serão beneficiados. Além disso, vai desafogar a BR-040 do grande volume de carros que circulam diariamente.”
A ferrovia ao qual passará o VLT já existe, mas precisará de adaptações e construção de estações. O prazo para que os usuários tenham o novo transporte disponível é de dois anos. Estudos do Dnit mostram que 600 mil pessoas, aproximadamente, fazem esse trajeto todos os dias. Hoje, o tempo mínimo da viagem entre Luziânia e o Plano Piloto é de cerca de duas horas. Com a implantação do VLT, o percurso de 60 quilômetros poderá ser percorrido entre 45 e 60 minutos.
De acordo com estudos preliminares, cada composição de VLT, com quatro vagões, cuja velocidade média é de 110 km/h terá capacidade de transportar até 900 passageiros por viagem. Prevê-se que, por dia, serão transportadas entre 40 mil e 45 mil pessoas dessas cidades até o Plano Piloto em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário