quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Santa Maria e o Desenvolvimento Econômico

Há alguns anos atrás, cerca de 10 ou 15 anos, jamais imaginaria que Santa Maria se tornaria em um grande polo de atração de empresas, sendo elas voltadas para o Comércio ou Indústria. Nunca imaginaria que Santa Maria teria cinema, ou até mesmo um shopping center.

Em 2016, em plena crise econômica no Brasil, Santa Maria vem mostrando que tem um enorme potencial. Apenas em 2016 foram inauguradas diversas lojas de grandes redes locais e nacionais na região, como a Play Games no Santa Maria Shopping, uma grande loja de departamentos (Magazine da Economia), um novo supermercado (3º da rede Vivendas na região), uma Pizzaria Gourmet na 403 Sul (a 1ª da região), a reinauguração dos Supermercados Tatico e não para por aí.

Loja Play Games - Santa Maria Shopping
Loja Play Games - Santa Maria Shopping - Foto: fabianobsb
 Nos próximos dias ou meses serão inaugurados diversos outros empreendimentos, como o primeiro "arranha-céu" de Santa Maria, prédio totalmente comercial com 12 pavimentos, localizado na 101 Sul, a primeiríssima unidade da rede americana Burger King (BK) da região, no Santa Maria Shopping, uma nova unidade totalmente reconstruída da rede de drogarias Breves  (na 303 Sul), a tão esperada unidade dos Supermercados Ponto Alto na 204 Sul, uma unidade da Pizzaria Max Burguer (muito famosa no Gama), além de mais uma unidade da rede O Boticário, no Centro (totalizando 3 na região).

Burger King do Santa Maria Shopping - Foto: fabianobsb
Existem ainda, previsões de inaugurações para os próximos meses ou até 1, 2 ou 3 anos, como a rede Panelinhas do Brasil, que deve inaugurar uma unidade no Santa Maria Shopping, a indústria farmacêutica EMS que atualmente está construindo uma enorme fábrica de medicamentos genéricos voltados para oncologia, no Polo JK, além de uma unidade fabril do Café Export na 105 Sul e o Total Ville Mall, que devem começar as obras a qualquer momento e contará com diversas lojas locais, nacionais e internacionais. Outra novidade, em entrevista ao Radar Santa Maria (página do facebook), o atual Administrador de Santa Maria informou que um grande grupo atacadista de Santa Catarina (SC) iria construir uma grande unidade em Santa Maria, porém, sem mais detalhes (um grande grupo de SC é o Grupo Comper, dono também da rede Fort Atacadista).

A maior expectativa é quanto à construção do mais novo bairro de Santa Maria, o Residencial Nascente Ribeirão, que contará com prédios de 4 e 10 pavimentos, além de casas e lotes destinados a grandes comércios, além de um shopping center.



Atualmente, Santa Maria atrai trabalhadores de outras regiões do DF e do Entorno, como trabalhadores do Gama, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e até mesmo de regiões mais distantes, como Recanto das Emas, Riacho Fundo 2 e Samambaia. Demonstrando que Santa Maria tem grande potencial para se tornar um grande centro de atração de trabalhadores e empresas, pois encontra-se em uma região privilegiada, entre o Gama, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental.

Todo esse desenvolvimento se traduz em independência comercial que Santa Maria possuía com os grandes centros do DF, como Taguatinga e Plano Piloto, pois, agora podemos usufruir, sem sair da nossa região, de empreendimentos e lojas que antes só existiam nessas regiões. Desenvolvimento se traduz em geração de empregos e consequentemente maior qualidade de vida para a população, que hoje enxerga a possibilidade de trabalhar em bons empregos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário